Inbound Marketing
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias utilizadas no marketing digital que se baseia na elaboração de conteúdos ricos direcionados para um público-alvo.
A estratégia visa cercar o seu potencial cliente, informando-o e educando-o para seguir o seu processo de compra, por uma comunicação específica e direcionada que se preocupa em curar as suas dores, criando um relacionamento duradouro e rentável.
Marketing de Atração e Marketing de Entrada.
As ações do Inbound Marketing tem por objetivo atrair um público qualificado para os canais de conversão, ou seja, fazer crescer o número de entradas de
utilizador no seu site, landing page, rede social, blog, etc.
Por isso, existem várias definições de nomes para essa estratégia que condizem com os objetivos propostos, dentre eles o Inbound Marketing pode ser chamado de Marketing de Atração ou Marketing de Entrada.
Como funciona uma estratégia de Inbound Marketing?
Uma estratégia eficiente de inbound marketing trabalha para atrair um público qualificado, que percorra a jornada de compra e atinja a última etapa do funil de vendas, a de Decisão de Compra.
Para alcançar este resultado, o planejamento estratégico se baseia numa sequência lógica de 4 etapas: atrair, converter, relacionar e vender.
Abaixo, é possível entender melhor como cada etapa é importante e deve ser considerada numa estratégia de Marketing Digital.
Atrair
A atração é o primeiro ponto de entrada no funil de vendas.
Para atrair a atenção do seu potencial cliente é necessário um posicionamento correto, entendendo a necessidade do seu público e por ações mostrar-se como autoridade na solução dos problemas que ele tem e os seus produtos e serviços solucionam.
Na atração da atenção, um site bem desenvolvido com conteúdos relevantes, utilização das práticas de S.E.O, posts para redes sociais, entre outras técnicas, fazem parte de uma estratégia consistente.
Converter
Nessa etapa o lead qualificado é direcionado para novas ações e, através dessas ações, ele escala a jornada de compra para se tornar uma oportunidade.
As principais ferramentas utilizadas para que um lead se qualifique são: formulários de cadastro, e-books, call-to-actions, landing pages direcionadas entre outras.
Quando o seu cliente responde a alguma ação dentro da sua estratégia, ele caminha mais para dentro do funil de vendas cumprindo com a jornada de compra.
Nesta etapa, o CRM deve estar alinhado para que o atendimento deste lead seja o mais rápido possível e os próximos objetivos da estratégia sejam atingidos.
Vender
Após entender quais soluções o seu lead precisa e como você consegue ajudar, é chegada a hora da oferta.
Aqui nesta etapa atinge-se o objetivo inicial e o Inbound Marketing cumpre o seu papel de atrair, converter, relacionar e fidelizar.
Use nesta fase, gatilhos mentais para realizar a venda de maneira mais rápida.
Pode ser, cupons de desconto, clube de benefícios e exclusividades, entre outras possibilidades. O objetivo é ajudar o seu lead a ter a atitude para finalizar o processo da jornada de compra.
Encantar
Se acha que o relacionamento com o cliente termina logo após da compra, está enganado. Agora começa uma nova jornada, que visa encantá-lo e o tornar promotor da sua marca.
Com o uso de ferramentas como o e-mail marketing, faça uma pesquisa de satisfação com o seu cliente, mostre-se disponível para sanar dúvidas em relação ao uso do produto e serviço, cerque-o com as novidades do seu produto e serviço.
Envie cupons promocionais em datas relevantes como aniversário, aniversário da primeira data de compra, use pequenas estratégias que o faça estar sempre ligado a sua empresa.
Lembre-se, se o bom filho a casa torna, um cliente satisfeito também.
Como realizar todas as ações do Inbound?
Ter o controle de todas as ações é muito difícil sem planejamento, estratégia e uma ferramenta que possibilita implementar, atualizar e corrigir as ações.
Com a RD STATION, nós automatizamos o seu marketing digital, tornando-o mais assertivo e rentável.
Isso significa que através da RD STATION, os principais recursos para realizar uma estratégia estarão disponíveis para a sua empresa alcançar os resultados desejados.
Criar automação, enviar e-mail marketing, criar e divulgar landing pages e e-books com a segurança do acompanhamento CRM.
Vantagens do Inbound Marketing
- Atingir um público qualificado para a sua marca;
- Mais autoridade para a sua marca;
- Estabelecer uma relação de confiança com o seu cliente;
- Maior poder de persuasão;
- Mensuração de resultados em tempo real;
- Ciclo de vendas mais curto;
- Diminuição de custos;
- Aumento de lucro.
Diferenças entre Inbound e Outbound Marketing
A principal diferença entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing está no posicionamento estratégico.
Enquanto o Outbound Marketing é uma forma de ir atrás do cliente, «batendo de porta em porta», o Inbound Marketing é mais estratégico, posicionando-se na frente co cliente com a autoridade de conteúdo, aumentando as chances de conversão por segmentar o público, relacionar com os leads e fazer a seleção dos leads quentes para ação de vendas.
Por isso, o Inbound Marketing é até 62% mais barato que o Outbound Marketing, sendo que ele foca na segmentação de público, automação de relacionamentos e aumenta as taxas de conversão.
Na tabela abaixo listamos mais diferenças entre as duas estratégias:
Por onde começar
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