Muito se fala em marketing digital, e cada vez mais estamos inseridos neste contexto das redes sociais e mídias digitais e vemos e ouvimos constantemente o termo Marketing de Conteúdo, e os usuários já estão bem adaptados ao termo e ao seu significado, porém em sua maioria, distantes da aplicação do mesmo. Por esse motivo vou de forma objetiva e baseada em minha experiência, exemplificar o que é marketing de conteúdo e como ele pode trazer resultados ao seu negócio.

Um dia desses…

Há alguns anos eu queria comprar uma fritadeira elétrica, e sim eu não comprei pela internet, e sim eu andei pelas ruas da cidade. Na primeira loja que entrei fui atendida por um vendedor, que me mostrou os modelos e valores de forma superficial, falando pouco ou quase nada sobre as variações dos produtos expostos. Por não saber qual opção seria melhor para minha necessidade, com muitas dúvidas em relação ao produto e o agravante de que todas opções tinham preços aproximados, decidi ir em uma próxima loja.

Nessa loja eu encontrei um outro vendedor, que também me mostrou todas as opções disponíveis na loja e suas características: capacidade, resistência, material produzido, formas de uso e manutenção, também fez uma comparação de custo benefício entre as marcas, termos de garantias entre marcas e por fim ele me direcionou ao produto que ele queria vender, e sim ele vendeu. Mais do que uma venda, ele ganhou uma cliente por anos, eu chegava na loja e queria ser atendida por ele, mesmo que pra isso eu tivesse que esperar ele atender uma fila de outros clientes.

Esse vendedor, consciente ou não utilizou-se do marketing de conteúdo e me forneceu informações sobre o produto em questão, com propriedade e detalhes, ele sabia que quantos mais informações ele me fornecesse, mais certa da compra eu estaria, e ele muito mais perto da sua comissão.

Baseado em minha experiência,

 Você deve ter percebido que, marketing de conteúdo VENDE e FIDELIZA.  O marketing de conteúdo não visa a venda direta, ao invés de vender seus produtos e serviços, você entrega informações que faz seus compradores ficarem mais inteligentes e emocionalmente envolvidos. A essência desta estratégia é a de que nós, como empresas fornecemos informações valiosas, consistentes e contínuas aos compradores, eles acabarão nos recompensando com mais negócios e lealdade, assim como no exemplo que dei baseada em minha própria experiência. 

O Marketing de conteúdo,

Consiste em planejar, criar, publicar e promover conteúdos que sejam relevantes para um público específico. Joe Pullizi criador da Content Marketing Institute elaborou algumas definições simplificadas para essa abordagem de marketing:

  1. Definição menos formal: O Marketing de conteúdo é possuir a mídia ao invés de alugá-la. É um processo de marketing para atrair e reter clientes pela criação e administração de conteúdo de forma consistente a fim de alterar ou reforçar um comportamento do cliente.
  2. Argumento de venda: O marketing e a publicidade tradicionais tratam de dizer ao mundo que você é uma estrela do rock, o marketing de conteúdo trata de mostrar o que é uma. 
  3. Para os profissionais: O marketing de conteúdo refere-se a entregar o conteúdo que seu público está buscando em todos os lugares onde eles o estão buscando. É uma combinação eficaz de conteúdo criado, administrado e distribuído. 
  4. Para os que não acreditam: Os seus clientes não se preocupam com você, seus produtos ou serviços. Eles se preocupam com eles mesmo, seus desejos e necessidades. O marketing de conteúdo refere-se a criação de informações interessantes pelos quais os clientes se apaixonam, para que eles realmente prestem atenção em você.
  5. Marketing vendendo menos – O marketing de conteúdo é a arte de se comunicar com seus clientes atuais e futuros sem vender. Em vez de vender produtos e serviços, você entrega informações valiosas aos seus clientes, e eles acabarão te recompensando com mais negócios e fidelidade. 

Então, na próxima vez que você ouvir sobre  marketing de conteúdo lembre-se que não é algo novo e exclusivo de mídias digitais, porém ele é essencial para conquistar e fidelizar consumidores em todas as plataformas. Use esta ferramenta incrível do Marketing em suas redes, tenha um planejamento, seja consistente e prospere! 

É isso,

Um Abraço e até a próxima!